Entre os 07 e os 12 anos acontecem muitas mudanças importantes, que não só consolidam o que foi adquirido nas outras fases do desenvolvimento infantil, como também acarretam novos desenvolvimentos intelectuais, psicológicos e sociais.

Nos primeiros anos deste período o pensamento lógico é fortalecido, fica mais estável e a criança se torna capaz de abstrações cada vez mais complexas.

Conforme vai se desenvolvendo, e chegando perto dos 12 anos, a criança é capaz de dispor destes recursos com mais desenvoltura, utilizando-os para além das situações imediatas. Esse é mais um passo rumo à abstração do pensamento.

Todos estes avanços intelectuais que vão se desenvolvendo entre os 07 e os 12 anos também estão ligados a transformações nas relações interpessoais e na auto percepção.

Além disso, é mais fácil a compreensão de que as pessoas são diferentes e tem características próprias que implicam em formas distintas de se relacionar. A criança passa a perceber que, da mesma maneira que ela, os outros são capazes de ler suas intenções e sua forma de agir. Isto permite que ela se adeque a diferentes situações.

A criança consegue, de modo progressivo, afastar-se e colocar-se no lugar de um terceiro, como se adquirisse o ponto de vista de um observador que não participa do que está ocorrendo.

As crianças adquirem maior autonomia e entendem que precisam respeitar combinados e regras não por conta de uma autoridade externa, mas porque elas possuem um sentido na organização das relações e dos espaços comuns.

Conseguem ponderar seus atos mais autonomamente, pensando sobre eles e os avaliando em relação aos outros e aos seus efeitos.

As amizades vão ficando mais baseadas em afinidades e compartilhamento de pensamentos e opiniões, substituindo as relações imediatas que se estabelecem ao acaso em outros momentos da infância. Passam a identificar-se com grupos sociais.

Vale ressaltar que cada criança vivenciará o seu processo a seu modo e é papel dos adultos acompanharem as diferentes manifestações da criança, procurando oferecer as melhores condições possíveis ao seu desenvolvimento.

Aprender o Jogo de Xadrez nesta fase, como já é sabido, ajuda no desenvolvimento cognitivo e também no relacionamento social, respeito à regras, etc.

Por isso diversas escolas já implementaram o jogo de xadrez no programa curricular.

Para atender crianças nesta faixa etária é necessário que um dos pais ou responsável participe junto com as crianças das aulas.

 

 

Fechar Menu